NA PRÁTICA

Projetos que transformam

Centenas de escolas pelo Brasil já utilizam a Árvore de Livros. Mas o desafio de formar leitores ainda é grande, por isso, desenvolvemos práticas diversas para engajar alunos e professores na leitura. Uma delas é a promoção de concursos literários gratuitos, voltados a escolas de todo o país. Alinhados à BNCC, eles mobilizam competências e habilidades, estimulando o amor pela leitura. Assim, crianças e jovens se aproximam desse universo de forma rica, lúdica e divertida, produzindo resultados incríveis e práticas pedagógicas transformadoras.

Leve para sua escola

Quem já planta essa semente

Já impactamos mais de 180 mil estudantes por todo o Brasil. Confira algumas de nossas escolas parceiras.

Plantando a semente da leitura desde o início

Colégio Vicentinos - São Paulo (SP)

O Colégio Vicentinos, em São Paulo, utiliza a Árvore de Livros para incentivar o hábito da leitura durante o processo de alfabetização das crianças, para demonstrar a importância e centralidade da leitura desde cedo. As professoras do 1º ano do Ensino Fundamental desenvolveram ações de engajamento para que os alunos se divertissem e lessem cada vez mais. Uma delas foi escolher 10 títulos da plataforma por bimestre para expor em uma árvore física, que elas mesmas construíram.

Árvore de Livros na rede pública

Rede SJC - São José dos Campos (SP)

Desde 2018, quase 10 mil alunos da rede municipal de ensino de São José dos Campos, de 4º, 5º e 9º ano, possuem acesso à Árvore de Livros. O trabalho realizado pela rede para incentivar a leitura fez com que cada aluno lesse em média 17 livros em 2019.

O cultivo da leitura no Ensino Fundamental

Colégio Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - São Gabriel (RS)

A professora Patrícia Costa, que leciona para os anos finais do Ensino Fundamental, conta um pouco sobre a sua experiência como semeadora “plantar leitura requer várias etapas: Ler deve ter um propósito claro e desafiador, valorizar essa leitura faz com que nos tornemos profissionais comprometidos. Conversar com as famílias sobre o quanto as crianças crescem a partir da leitura.”

Quer semear a leitura na sua escola?

Fale com a gente